top of page

3 fatos sobre a sexologia clínica que talvez você não saiba

  • Foto do escritor: Rose Mossatti - Psicóloga
    Rose Mossatti - Psicóloga
  • 18 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

mão feminina com três dedos levantados

“Eu sou assim mesmo!”
“É assim mesmo, já estamos juntos faz tempo!”

Essas frases soam familiares para você?


Talvez elas façam parte do seu repertório como forma de lidar, ou melhor, de fugir do problema que te impede de vivenciar a sua sexualidade de uma forma leve e plena.


A atitude de reconhecer e assumir as próprias dificuldades sexuais faz com que muitas pessoas evitem o assunto. Além disso, a insegurança, o constrangimento e o medo de expor algo tão íntimo torna difícil buscar ajuda.


Mas essa sensação é comum! Afinal, quem não fica com medo do desconhecido, não é mesmo?


Por isso, separei alguns fatos para que você conheça um pouco mais sobre a Sexologia Clínica - essa área da ciência que é um recurso importante no auxílio à tomada de uma nova postura diante da vida e no enfrentamento de questões sensíveis, com maturidade e consciência.


1. Além do ato...

O estudo da sexologia abrange toda a sexualidade e não apenas o ato sexual em si. Aborda padrões de comportamentos em uma sociedade, religião ou grupos e as influências sob o sujeito.


2. Além do Corpo...

A grande maioria dos diagnósticos de distúrbios sexuais é de natureza psicólogica, social ou cultural. Somente 13% dos pacientes têm problemas de natureza orgânica, como alterações hormonais ou distúrbios causados por alguma doença. Fonte: Durex Global Sex Survey


3. Além da limitação...

A terapia sexual possibilita ao indivíduo e/ou casal lidar com os fatores biopsicossociais que podem afetar a situação sexual, o relacionamento e uma vida sexual prazerosa. Também possibilita o tratamento das disfunções sexuais, como transtorno do interesse/ excitação

feminino (baixo desejo/excitação), desejo hipoativo masculino (baixo desejo), anorgasmia (falta de orgasmo), dor gênito-pélvica/penetração (dispareunia - dor na relação, vaginismo - dificuldade parcial ou total de penetração), ejaculação precoce ou retardada, transtorno da ereção.


Comentários


  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page